Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista de Doutrina e Jurisprudência – RDJ do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios - TJDFT destina-se à publicação semestral de obras que apresentem conteúdo de interesse jurídico amplo e que primem pela inovação e pela reflexão sobre temas relevantes para a Justiça Comum Estadual.

Os principais objetivos da RDJ são incentivar a produção científica, fortalecer a cultura editorial e fomentar o intercâmbio de informações e de conhecimento entre o TJDFT, o meio acadêmico e as demais instituições de natureza pública ou privada, nacionais ou estrangeiras.

Podem ser publicados, conforme avaliação da equipe editorial, artigos, resenhas e resumos de teses e dissertações relacionados a matérias pertinentes à Justiça Comum Estadual, inclusive ao Juizado Especial no âmbito estadual, nas áreas de Direito Constitucional; Direito Administrativo; Direito Civil; Direito Processual Civil; Direito do Consumidor; Direito Empresarial; Direito Penal; Direito Processual Penal; Lei Maria da Penha; Estatuto do Idoso; Estatuto da Criança e do Adolescente; Direito Ambiental; Direito Tributário; Direito Previdenciário; Direito Urbanístico; Direito Agrário; Filosofia do Direito; Sociologia Jurídica; Psicologia Jurídica; Métodos de Solução de Conflitos, Mediação e Conciliação.

A RDJ está aberta a colaborações de especialistas, mestres e doutores em Direito e outras áreas afins, desde que haja relevância do tema para a Justiça Comum Estadual.

Não serão devidos direitos autorais ou qualquer outro tipo de remuneração pela publicação dos trabalhos na RDJ.

 

Políticas de Seção

Editorial

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Somente as contribuições que cumprirem os requisitos formais estabelecidos serão submetidas ao processo de avaliação.

O Editor-chefe receberá os trabalhos e avaliará, preliminarmente, a adequação aos padrões de editoração e à linha editorial da Revista. O trabalho que não atender aos objetivos da Revista será imediatamente devolvido ao autor.

Havendo inadequação às normas da Revista, será realizado contato com o autor para a realização das devidas adaptações. Cumpridas as exigências, a submissão será confirmada. Caso não sejam atendidas as normas da Revista, o trabalho será devolvido ao autor.

Admitida a submissão, a Comissão Executiva providenciará a avaliação técnica no prazo máximo de 6 (seis) meses.

 

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.