As contribuições de Lassalle e Hesse em sua leitura da constituição
um constitucionalismo crítico
DOI:
https://doi.org/10.22477/rdj.v113i00.762Palavras-chave:
Constitucionalismo crítico. Força normativa da constituição. Valor constitucional. Vontade de constituição.Resumo
Tendo por tema a força normativa da Constituição, este artigo delimita-se sobre os limites dessa força normativa do texto constitucional em face de fatores sociopolíticos que influenciam a organização ou a regulação do mundo da vida. Essa realidade sugere a seguinte questão: como realizar valores constitucionais? Hipótese que parece prevalecer, por conta da dinâmica social, é a de que fatores sociopolíticos podem prevalecer sobre o texto da Constituição, fazendo-a um “papel com normas”, mas sem caráter normativo efetivo. Objetivo: diante disso, este trabalho objetiva possibilitar um constitucionalismo crítico, alicerçado em ideias de fatores reais de poder e de força normativa da Constituição. Método: trata-se de revisão bibliográfica, mera investigação teórica, com tratamento qualitativo de dados e fins explicativo-descritivos, com dados coletados por meio de investigação bibliográfica e analisados e interpretados com base em método de abordagem hipotético-dedutivo. Resultado: do elaborado infere-se que a hipótese prevalece.
Referências
COELHO, Inocêncio Mártires. Konrad Hesse: uma nova crença na Constituição. Revista de Informação Legislativa, Brasília-DF, v. 28, n. 110, p. 51-68, abr./jun. 1991. Disponível em: http://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/175869. Acesso em: 22 mar. 2020.
COELHO, Inocêncio Mártires. Konrad Hesse/Peter Häberle: um retorno aos fatores reais de poder. Revista de Informação Legislativa, Brasília-DF, v. 35, n. 138, p. 185-191, abr./jun. 1998. Disponível em: http://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/376. Acesso em: 22 mar. 2020.
HESSE, Konrad. A Força Normativa da Constituição. Tradução de Gilmar Ferreira Mendes. Porto Alegre: Sérgio Antônio Fabris, 1991.
LASSALLE, Ferdinand. A Essência da Constituição. 6. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2001.
PESSOA, Flávia Moreira Guimarães. A Força Normativa da Constituição: um cotejo entre as idéias de Ferdinand Lassale e Konrad Hesse. Revista Eletrônica da Amatra XX, Aracaju-SE, n. 16, jul./set. 2008. Disponível em: http://www.amatra20.org.br/amatrawi/artigos.wsp?tmp_codartigo=381. Acesso em: 22 mar. 2020.
VIEIRA, Iacyr de Aguilar. A Essência da Constituição no Pensamento de Lassalle e de Konrad Hesse. Revista de Informação Legislativa, Brasília-DF, v. 35, n. 139, p. 71-81, jul./set. 1998. Disponível em: http://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/388. Acesso em: 22 mar. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Luciano Augusto de Oliveira Paz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) autor declara(m) que o trabalho é original e inédito, não tendo sido submetido à publicação em qualquer meio de divulgação, especialmente em outro periódico, nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra;
Caso aprovada e selecionada, fica autorizada a publicação da produção na Revista de Doutrina Jurídica – RDJ, a qual não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
A publicação do artigo implica transferência gratuita dos direitos autorais à Revista, nas versões eletrônica e impressa, conforme permissivo constante do artigo 49 da Lei de Proteção de Direitos Autorais (Lei 9.610, de 19/02/98), e que a não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas no mesmo diploma legal;
Todos os artigos publicados são licenciados sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.