A remuneração do administrador judicial em processos de insolvência empresarial na jurisprudência do TJDFT

Autores

  • Thiago Pires Oliveira Centro Universitário de Brasília - UNICEUB

DOI:

https://doi.org/10.22477/rdj.v108i2.106

Resumo

Este artigo estudou a jurisprudência do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios [TJDFT] sobre a remuneração do administrador judicial em processos de insolvência empresarial [falência e recuperação judicial]. O objetivo foi compreender a jurisprudência do TJDFT para fins de contribuição com a estabilização jurisprudencial no âmbito do direito empresarial. O método utilizado é o jurídico dogmático, no qual foi feita uma análise da legislação, da doutrina e da própria jurisprudência produzida pelo Tribunal. A conclusão principal que se obteve foi que a jurisprudência do TJDFT aponta tendências que poderão orientar os demais aplicadores do direito no que se refere à remuneração do administrador judicial, seja quanto a delimitação de honorários, seja quanto as hipóteses de acumulação da sindicatura com outras funções.

Biografia do Autor

Thiago Pires Oliveira, Centro Universitário de Brasília - UNICEUB

Mestre em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor de Direito Empresarial da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais do UniCEUB. Advogado.

Referências

ALVES, Luiz Alberto Carvalho. Parâmetros para a nomeação do administrador judicial e fixação dos seus honorários na recuperação judicial. Justiça e Cidadania, Rio de Janeiro, n. 186, jan. 2016.

AQUINO, Leonardo Gomes de. Curso de direito empresarial: teoria da empresa e direito societário. Brasília: Kiron, 2015.

ASQUINI, Alberto. Perfis da empresa. Trad.: Fábio Konder Comparato. Revista de direito mercantil, industrial, econômico e financeiro, São Paulo, a. 35, n. 103, jul.-set. 1996.

BERTASI, Maria Odete Duque. Administrador judicial - Comitê e Assembléia de Credores na Lei de Recuperação de Empresas e Falência. In: MACHADO, Rubens Approbato (Coord.). Comentários à Nova Lei de Falências e Recuperação de Empresas. São Paulo: Quartier Latin, 2005.

CAMPINHO, Sérgio. Falência e recuperação de empresa: o novo regime de insolvência empresarial. Rio de Janeiro: Renovar, 2006.

CHAGAS, Edilson Enedino das. Direito empresarial esquematizado. 3. ed. Sa?o Paulo: Saraiva, 2016.

DANTAS, Bruno. Concretizar o princípio da segurança jurídica: uniformização e estabilidade da jurisprudência como alicerces do CPC projetado. In: FUX, Luiz et al. (Orgs.). Novas tendências do processo civil: estudos sobre o projeto do Novo Código de Processo Civil. Salvador: JusPodivm, 2013.

KUGELMAS, Alfredo Luiz; SOUSA, Fabrício Godoy de. O papel do administrador judicial na recuperação e na falência. In: ANDRIGHI, Fa?tima Nancy, BENETI, Sidnei; ABRA?O, Carlos Henrique (Coords.). 10 anos de vige?ncia da lei de recuperac?a?o e fale?ncia: (Lei n. 11.101/2005): retrospectiva geral contemplando a Lei n. 13.043/2014 e a Lei Complementar n. 147/2014. São Paulo: Saraiva, 2015.

LACERDA, Maurício Andere von Bruck. A administração judicial da recuperação e seus aspectos jurídicos – delimitação das atribuições e responsabilidades. Revista Jurídica Luso-Brasileira, Lisboa, a. 1, n. 3, 2015.

MACHADO, Rubens Approbato. Visão Geral da Nova Lei 11.101, de 09 de fevereiro de 2005 que reforma o Decreto-lei 7.661, de 21.06.1945 (Lei de Falências) e cria o instituto da Recuperação de Empresa. In: MACHADO, Rubens Approbato (Coord.). Comentários à Nova Lei de Falências e Recuperação de Empresas. São Paulo: Quartier Latin, 2005.

MAZZILLI, Hugo Nigro. Regime Juri?dico do Ministe?rio Pu?blico. 6. ed. Sa?o Paulo: Saraiva, 2007.

MIRANDA, F.C. Pontes de. Comentários ao Código de Processo Civil. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1996, t. 2.

SIMIONATO, Frederico Augusto Monte. Tratado de direito falimentar. Rio de Janeiro: Forense, 2008.

SPINELLI, Andrea Martins Ramos. Falência - Disposições Gerais - Inovações e Procedimento. In: MACHADO, Rubens Approbato (Coord.). Comentários à Nova Lei de Falências e Recuperação de Empresas. São Paulo: Quartier Latin, 2005.

TOLEDO, Paulo F. C. Salles de. Capi?tulo II: Disposic?o?es comuns a? recuperac?a?o judicial e a? fale?ncia. In: ABRA?O, Carlos Henrique; TOLEDO, Paulo F. C. Salles de (Coords.). Comenta?rios a? Lei de recuperac?a?o de empresas e fale?ncia. 6. ed. Sa?o Paulo: Saraiva, 2016.

TOMAZETTE, Marlon. Curso de direito empresarial: falência e recuperação de empresas. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2016. v. 3.

VALVERDE, Trajano de Miranda. Comentários à lei de falências. 4. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1999a, v. 1.

________. Comentários à lei de falências. 4. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1999b, v. 2.

Downloads

Publicado

2017-09-29

Como Citar

PIRES OLIVEIRA, Thiago. A remuneração do administrador judicial em processos de insolvência empresarial na jurisprudência do TJDFT. Revista de Doutrina Jurídica, Brasília, DF, v. 108, n. 2, p. 205–225, 2017. DOI: 10.22477/rdj.v108i2.106. Disponível em: https://revistajuridica.tjdft.jus.br/index.php/rdj/article/view/106. Acesso em: 19 abr. 2024.