Os precedentes judiciais no novo código de processo civil e seus reflexos no direito brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22477/rdj.v109i1.128

Resumo

O presente trabalho aborda o fortalecimento dos precedentes judiciais no novo Código de Processo Civil (CPC), pertencendo, portanto, ao direito processual civil. O escopo do artigo ora apresentado é demonstrar de que forma o legislador trouxe ao novo CPC a utilização, aplicação e limitação dos precedentes judiciais, bem como estudar os prós e contras de tal fortalecimento, auxiliando estudantes, advogados e profissionais da área jurídica a compreender a origem histórica, a aplicação dos precedentes judiciais e as consequências de seu surgimento no processo civil brasileiro. O método de estudo foi documental, baseando-se em larga escala no estudo doutrinário, porém sendo aplicado o estudo comparativo na discussão acerca do common law. O resultado do presente estudo foi a construção de um artigo composto por ampla informação acerca do common law, suas diferenciações em relação ao civil law, bem como à apresentação de conceitos doutrinários sobre os métodos de superação dos precedentes. Como conclusão tem-se que o fortalecimento dos precedentes judiciais é positivo para o processo civil brasileiro, contanto que sejam corretamente os métodos para sua superação, a fim de evitar que haja engessamento dos direitos no país.

Biografia do Autor

Karin Andressa Lisboa Nunes, Karin Lisboa Advocacia

Advogada Júnior. Pós-Graduação em Direito Contratual pelo CERS. Graduação pela UCB. Membro da Comissão de Relações Internacionais da OAB-DF. Inglês avançado. 

Kayro Ycaro Alencar Soares, CMA Advogados

Advogado. Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Pós-graduando em Direito Processual Civil pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (Idp). Membro da Comissão de Direito das Famílias da OAB-DF. Membro da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante da OAB-DF.

Downloads

Publicado

2018-04-13

Como Citar

NUNES, Karin Andressa Lisboa; SOARES, Kayro Ycaro Alencar. Os precedentes judiciais no novo código de processo civil e seus reflexos no direito brasileiro. Revista de Doutrina Jurídica, Brasília, DF, v. 109, n. 1, p. 53–63, 2018. DOI: 10.22477/rdj.v109i1.128. Disponível em: https://revistajuridica.tjdft.jus.br/index.php/rdj/article/view/128. Acesso em: 25 abr. 2024.