A AMPLIAÇÃO DO ROL DO ART. 1.015 DO CPC PARA ABARCAR DECISÕES QUE VERSEM SOBRE COMPETÊNCIA

Fabiana Castro Paranhos

Resumo


Em contraposição ao antigo regime de recorribilidade das decisões interlocutórias, o art. 1.015 do novo Código de Processo Civil arrolou taxativamente as hipóteses de cabimento do agravo de instrumento. Todavia, a enumeração em rol numerus clausus não é incompatível com interpretações corretivas que visam adequar a norma ao sistema no qual se enquadra, sobretudo diante do fim primordial do agravo de instrumento, de possibilitar o imediato reexame da matéria pelo órgão recursal competente. Assim, diante da problemática das decisões interlocutórias que versam sobre competência, hipóteses não previstas no aludido rol legal, admite-se a ampliação dos casos de cabimento do agravo, a fim de abarcar tais decisões. Com isso, obsta-se a impetração do mandado de segurança como sucedâneo recursal, o que apresenta desvantagens em termos de política judiciária. Para tanto, por meio de pesquisas bibliográficas e jurisprudenciais, sugere-se a utilização de analogia com a solução jurisprudencial elaborada para afastar a regra de retenção do recurso especial, norma prevista no art. 542, § 3º, do CPC/73, por se tratar da mesma lógica, qual seja, evitar o desperdício de atividade processual e o risco de esvaziamento de futura prestação jurisdicional.

Texto completo:

PDF

Referências


ARAUJO JUNIOR, Gediel Claudino de. Prática do recurso de agravo: doutrina, modelos e jurisprudência. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

BUENO, Cassio Scarpinella. Novo Código de Processo Civil anotado. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

CÂMARA, Alexandre Freitas. Lições de direito processual civil. Vol. 2. 23. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

CÂMARA, Alexandre Freitas. O novo processo civil brasileiro. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2016.

DIDIER JR., Fredie; CUNHA, Leonardo Carneiro da. Curso de Direito Processual Civil: meios de impugnação às decisões judiciais e processos nos Tribunais. Vol. 3. 12. Ed. Salvador: JusPodivm, 2014.

DIDIER JR., Fredie; CUNHA, Leonardo Carneiro da. Curso de direito processual civil: o processo civil nos tribunais, recursos, ações de competência originária de tribunal e querela nullitatis, incidentes de competência originária de tribunal. 14. ed. Salvador: Jus Podivm, 2017.

DIDIER JR., Fredie; CUNHA, Leonardo Carneiro da. Agravo de instrumento contra decisão que versa sobre competência e a decisão que nega eficácia a negócio jurídico processual na fase de conhecimento. Revista de processo. São Paulo, Ano 40, vol. 242, p. 273-282, abr. 2015.

FRANZÉ, Luís Henrique Barbante. Agravo e o novo código de processo civil. 9. ed. Curitiba: Juruá, 2017.

MARINONI, Luiz Guilherme; ARENHART, Sérgio Cruz; MITIDIERO, Daniel. O novo processo civil. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2015.

MEDINA, José Miguel Garcia. Curso de Direito processual civil moderno. 3. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2017.

MOZELLI, Laura Sarti. O Agravo de Instrumento no Novo Código de Processo Civil. Revista Magister de Direito Civil e Processual Civil, Porto Alegre, v. 76, p. 122-129, jan./fev. 2017.

NERY JUNIOR, Nelson; NERY, Rosa Maria de Andrade. Código de processo civil comentado. 16. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2016.

NEVES, Daniel Amorim Assumpção. Manual de direito processual civil- Volume único. Salvador: JusPodivm, 2017.

NOGUEIRA, Luiz Fernando Valladão. Recursos e procedimentos nos tribunais no novo código de processo civil. Belo Horizonte: D’Plácido, 2016.

ROMÃO, Pablo Freire. Taxatividade do rol do art. 1.015, do NCPC: mandado de segurança como sucedâneo do agravo de instrumento? Revista de processo. São Paulo, Ano 41, vol. 259, p. 259-273, set. 2016.

SANTOS, Ernane Fidélis dos. Manual de direito processual civil: procedimentos especiais codificados e da legislação esparsa, jurisdição contenciosa e jurisdição voluntária, processo nos tribunais e juizados especiais. Vol. 3. 15. ed. São Paulo: Saraiva, 2017.

TUCCI, José Rogério Cruz e. Ampliação do cabimento do recurso de agravo de instrumento. In: Consultor Jurídico, publicado em 18/07/2017. Disponível em: . Acesso em: 28/01/2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.