Trilhas de aprendizagem e metodologias ativas
caminhos para desenvolvimento de competências na gestão da memória
DOI:
https://doi.org/10.22477/rdj.v115i00.976Palavras-chave:
Desenvolvimento de competências. Capacitação. Trilhas de aprendizagem. Metodologias ativas.Resumo
Objetivo: o objetivo deste trabalho é compreender melhor as possibilidades de capacitação para desenvolvimento da Gestão da Memória no Judiciário brasileiro. Apresenta-se o desenvolvimento de competências como ferramenta ligada à concepção de Estado gerencial, direcionado para resultados. Apresentam-se as características do modelo de gestão por competências na gestão pública brasileira contemporânea, bem como os impactos sociais das atividades de Gestão da Memória nesse modelo. Defende-se a capacitação como processo de trabalho de gestão de pessoas que busca impulsionar as atividades voltadas à promoção da Memória do Poder Judiciário. Também são expostas as trilhas de aprendizagem e as metodologias ativas como estratégias de impulsionamento da capacitação da força de trabalho atuante na Gestão da Memória judiciária. Método: o presente trabalho foi realizado com base em pesquisa qualitativa e bibliográfica, de caráter explicativo. Apresentam-se exemplos de capacitações realizadas no Judiciário, com o uso de trilhas de aprendizagem e gamificação. Resultado: conclui, apontando haver enorme potencial a ser explorado para desenvolvimento de diversos recursos instrucionais voltados à capacitação em Gestão da Memória no Judiciário brasileiro.
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