Trilhas de aprendizagem e metodologias ativas

caminhos para desenvolvimento de competências na gestão da memória

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22477/rdj.v115i00.976

Palavras-chave:

Desenvolvimento de competências. Capacitação. Trilhas de aprendizagem. Metodologias ativas.

Resumo

Objetivo: o objetivo deste trabalho é compreender melhor as possibilidades de capacitação para desenvolvimento da Gestão da Memória no Judiciário brasileiro. Apresenta-se o desenvolvimento de competências como ferramenta ligada à concepção de Estado gerencial, direcionado para resultados. Apresentam-se as características do modelo de gestão por competências na gestão pública brasileira contemporânea, bem como os impactos sociais das atividades de Gestão da Memória nesse modelo. Defende-se a capacitação como processo de trabalho de gestão de pessoas que busca impulsionar as atividades voltadas à promoção da Memória do Poder Judiciário. Também são expostas as trilhas de aprendizagem e as metodologias ativas como estratégias de impulsionamento da capacitação da força de trabalho atuante na Gestão da Memória judiciária. Método: o presente trabalho foi realizado com base em pesquisa qualitativa e bibliográfica, de caráter explicativo. Apresentam-se exemplos de capacitações realizadas no Judiciário, com o uso de trilhas de aprendizagem e gamificação. Resultado: conclui, apontando haver enorme potencial a ser explorado para desenvolvimento de diversos recursos instrucionais voltados à capacitação em Gestão da Memória no Judiciário brasileiro.

Biografia do Autor

Rodrigo Costa Japiassu, Tribunal Regional Eleitoral/RJ

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Servidor Público.

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Publicado

2024-12-17

Como Citar

COSTA JAPIASSU, Rodrigo. Trilhas de aprendizagem e metodologias ativas: caminhos para desenvolvimento de competências na gestão da memória. Revista de Doutrina Jurídica, Brasília, DF, v. 115, n. 00, p. e024006, 2024. DOI: 10.22477/rdj.v115i00.976. Disponível em: https://revistajuridica.tjdft.jus.br/index.php/rdj/article/view/976. Acesso em: 21 dez. 2024.