O ônus da prova no CDC
sua diversidade e a falsa inversão
DOI:
https://doi.org/10.22477/rdj.v108i1.60Resumo
Este trabalho busca analisar a diversidade do ônus da prova no Código de Defesa do Consumidor (CDC) em relação ao critério estático estabelecido como paradigma no Código de Processo Civil (CPC). Essa peculiaridade é evidenciada nos casos que envolvem a discussão da responsabilidade civil do fornecedor, seja em decorrência do fato ou do vício do produto e do serviço, seja quando é tratada matéria afeta às práticas comerciais. Esses critérios, que reduzem as exigências de produção da prova pelo consumidor, não excluem a aplicação da regra estática, pois atuam em situações específicas. Sustenta-se que nenhum desses casos reporta-se à inversão do encargo probatório, porquanto o que há, na verdade, é a incidência de uma presunção legal relativa, a imposição de um fato constitutivo ao fornecedor e o reconhecimento, pelo juiz, de algum fato alegado pelo consumidor como verdadeiro. Este estudo justifica-se pela imprecisão que norteia o instituto do ônus da prova, bem como pelos problemas de ordem prática que são constatados no cotidiano forense.
Referências
ARENHART, Sérgio Cruz. Perfis da tutela inibitória coletiva. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2003.
AROCA, Juan Montero. La prueba en el processo civil. Madrid: Civitas, 1996.
CABRAL, Érico de Pina. Inversão do Ônus da Prova no Processo Civil do Consumidor. São Paulo: Método, 2008.
CAMBI, Eduardo. A prova civil. Relevância e Admissibilidade. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2006.
CHIOVENDA, Giuseppe. Instituições de Direito Processual Civil. Vol. 2. 3ed. Campinas: Bookseller, 2002
ECHANDÍA, Hernando Devis. Teoría General de la Prueba Judicial. Tomos I e II. 4ed. Medellín: Dike, 1993.
FABRÍCIO, Adroaldo Furtado. Fatos notórios e máximas de experiência. Revista Forense v.376. Rio de Janeiro: Forense, 2004.
FLACH, Daisson. A verossimilhança no processo civil e sua aplicação prática. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2009.
FURNO, Carlos. Teoría de la prueba legal. Trad. Sérgio Gonzalez Collado. Madrid: Revista de Derecho Privado, 1954.
GIDI, Antônio. Aspectos da inversão do ônus da prova no Código do Consumidor. Revista de Direito do Consumidor n.13. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1995.
GRECO, Leonardo. A teoria geral do processo e a prova. In:. ZUFELATO, Camilo; Yarshell, Flávio Luiz (Org). 40 anos da Teoria Geral do Processo no Brasil. Passado, presente e futuro São Paulo: Malheiros, 2013.
KNIJNIK, Danilo. A Prova nos Juízos Cível, Penal e Tributário. Rio de Janeiro: Forense, 2007.
LEONARDO, Rodrigo Xavier. Imposição e inversão do ônus da prova. Rio de Janeiro: Renovar, 2004.
LOPES, João Batista. A prova no direito processual civil. 3ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2006.
MARINONI, Luiz Guilherme. Formação da Convicção e Inversão do Ônus da Prova segundo as peculiaridades do caso concreto. In: NEVES, Daniel Amorim Assumpção. (Coord). Provas. Aspectos Atuais do Direito Probatório. São Paulo: Método, 2009.
MARINONI, Luiz Guilherme; ARENHART, Sérgio Cruz Arenhart. Prova. 2.ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011.
MOREIRA, Carlos Roberto Barbosa. Notas sobre a inversão do ônus da prova em benefício do consumidor. Estudos e Pareceres. Rio de Janeiro: Forense, 2013.
MOREIRA, José Carlos Barbosa. As presunções e a prova. Temas de Direito Processual Civil: primeira série. São Paulo: Saraiva, 1977.
_____ Regras de experiência e conceitos jurídicos indeterminados. Revista Forense. v. 261. Rio de Janeiro: Forense, 1978.
PACÍFICO, Luiz Eduardo Boaventura. O ônus da prova. 2ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2012.
ROCHA, Sílvio Luís Ferreira da. Responsabilidade Civil do fornecedor pelo fato do produto no direito brasileiro. 2. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2000.
ROSENBERG, Leo. La carga de la prueba. Buenos Aires: EJEA, 1956.
ROSITO, Francisco. Direito Probatório. As máximas de experiência em juízo. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2007.
SANSEVERINO, Paulo de Tarso Vieira. Responsabilidade Civil no Código do Consumidor e a Defesa do Fornecedor. 3.ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
SILVA, De Plácido e. Vocabulário Jurídico. 29ed. Rio de Janeiro: Forense, 2012
STEIN, Friedrich. El conocimiento privado del juez. 2ed. Trad. Andrés de Oliva Santos. Bogotá: Temis, 1999.
TARUFFO, Michele. La prueba de los hechos. Madrid: Trotta, 2002.
TUCCI, José Rogério Cruz e. Código de Defesa do Consumidor e Processo Civil. Aspectos polêmicos In: MARQUES, Cláudia Lima; MIRAGEM, Bruno (Org.). Doutrinas Essenciais Direito do Consumidor, v.VI. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Revista de Doutrina e Jurisprudência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) autor declara(m) que o trabalho é original e inédito, não tendo sido submetido à publicação em qualquer meio de divulgação, especialmente em outro periódico, nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra;
Caso aprovada e selecionada, fica autorizada a publicação da produção na Revista de Doutrina Jurídica – RDJ, a qual não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
A publicação do artigo implica transferência gratuita dos direitos autorais à Revista, nas versões eletrônica e impressa, conforme permissivo constante do artigo 49 da Lei de Proteção de Direitos Autorais (Lei 9.610, de 19/02/98), e que a não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas no mesmo diploma legal;
Todos os artigos publicados são licenciados sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.